É o estudo que trata da medição dos tipos e caracteres e conta com dois sistemas de medição duodecimais (base 12), apresentando como sistema elementar de medição o ponto tipográfico. Mede os corpos de caracteres e todas as medidas da página impressa.
DIDOT
Foi desenvolvido por François-Ambroise Didot, em 1775, e corresponde a 0,376065 mm. Doze pontos didot formam um cícero, que mede 4,513 mm.
PAICA
Foi desenvolvido nos Estados Unidos e Inglaterra, no fim do século XIX, mede 0,351368 mm e corresponde a 1/72 da polegada inglesa. Doze pontos paica formam a paica que mede 4,216416mm.
CORPO ou OLHO DO CARACTER TIPOGRÁFICO
Corresponde à máxima distância entre a face anterior e posterior do paralelepípedo metálico sobre o qual é fundido o caracter. É uma dimensão constante em todos os alfabetos. O olho do caracter é tudo que é visível da letra impressa. São as reais dimensões do caracter e dividem-se em superior, médio e inferior. Os caracteres minúsculos com hastes descendentes ocupam o olho médio e o inferior. Os caracteres minúsculos com hastes ascendentes ocupam o olho médio e o superior, já os demais caracteres minúsculos, ocupam o olho médio, também conhecido como altura x.
MORFOLOGIA DO CARACTER
É o estudo das formas dos caracteres cujos principais componentes são as hastes.
Retas:
I L E F H T i l
Quebradas:
A V W N M K Y Z X z x y w k
Curvas:
O Q C S c o s 0 3 9
Mistas:
G D U J P B R j e a g m n u r
h b d p q f 2 6 9 5
As hastes são uniformes quando sua espessura não varia e modulada quando a espessura varia de forma gradual, já as horizontais são chamadas barras e as curvas são chamadas flexões.
FONTE
É o grupo de caracteres em um único estilo. Na tipografia com tipos móveis, cada tamanho de corpo, medido em pontos, era considerada uma fonte diferente, mesmo tratando-se de grupo de caracteres com faces do mesmo estilo. No processo da tipografia digital, uma fonte pode ser definida como uma matriz virtual, no formato de um arquivo contendo a definição das propriedades métricas de um grupo de caracteres que podem ser atualizados em qualquer corpo.
Arial Narrow Arial Narrow Arial Narrow
Arial Narrow
FAMÍLIA
É o grupo formado por uma fonte e suas variações e classifica-se em:
a) Normal ou Regular
b) Bold
c) Itálico
d) Versalete
É possível gerar algoritmicamente algumas destas variações a partir do mesmo arquivo de fonte em tipografia digital, o que não caracteriza família, uma vez que é a mesma matriz.
Arial - Normal ou Regular
Arial - Bold
Arial - Itálica
ARIAL - VERSALETE
Arial - Bold Itálica
ENTRELINHA
Termo usado para aumentar o espaço vertical entre as linhas de uma produção textual. O texto que não leva nenhuma entrelinha, é chamada de desentrelinhada, cerrada ou cheia. O entrelinhamento mede-se em pontos e, eventualmente, em meio-ponto. O espaço branco do entrelinhamento não deve ser menor ao branco que separa as palavras, principalmente em textos longos.
ENTRELETRAS e ENTREPALAVRAS
Toda produção textual ocupa um determinado espaço entre uma palavra e outra e entre uma letra e outra e deve ser ajustada para ficar visualmente agradável e não apenas correto.
Em algumas publicações, observamos incorreções onde textos apresentam uma linha cheia de buracos e a seguinte está apertada. A solução seria ifenizar o texto ou, na sua impossibilidade, ajustar-se o entreletra, ou o entrepalavras, manualmente.
Dolor sit amet
Entreletras e entrepalavras normais
Dolor sit amet
Entreletras diferente na palavra.
Dolor sit amet
Entreletras muito apertado.
D o l o r s i t amet
Entreletras muito largo.
TIPÔMETRO:
É o instrumento do tipógrafo e constitui-se de uma régua ou fita de metal, madeira, plástico, etc., graduada em cíceros e pontos numa das margens, e em centímetros ou polegadas e seus submúltiplos na outra, e que serve para estabelecer ou verificar as medidas tipográficas e hoje em dia está obsoleta devido aos processos gráficos avançados que surgiram com o advento da informática.
Alberto Fernandes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: Um guia para designers, escritores, editores e estudantes. Cosac & Naify, 2006.
http://info.abril.com.br/forum/forum.php
DIDOT
Foi desenvolvido por François-Ambroise Didot, em 1775, e corresponde a 0,376065 mm. Doze pontos didot formam um cícero, que mede 4,513 mm.
PAICA
Foi desenvolvido nos Estados Unidos e Inglaterra, no fim do século XIX, mede 0,351368 mm e corresponde a 1/72 da polegada inglesa. Doze pontos paica formam a paica que mede 4,216416mm.
CORPO ou OLHO DO CARACTER TIPOGRÁFICO
Corresponde à máxima distância entre a face anterior e posterior do paralelepípedo metálico sobre o qual é fundido o caracter. É uma dimensão constante em todos os alfabetos. O olho do caracter é tudo que é visível da letra impressa. São as reais dimensões do caracter e dividem-se em superior, médio e inferior. Os caracteres minúsculos com hastes descendentes ocupam o olho médio e o inferior. Os caracteres minúsculos com hastes ascendentes ocupam o olho médio e o superior, já os demais caracteres minúsculos, ocupam o olho médio, também conhecido como altura x.
MORFOLOGIA DO CARACTER
É o estudo das formas dos caracteres cujos principais componentes são as hastes.
Retas:
I L E F H T i l
Quebradas:
A V W N M K Y Z X z x y w k
Curvas:
O Q C S c o s 0 3 9
Mistas:
G D U J P B R j e a g m n u r
h b d p q f 2 6 9 5
As hastes são uniformes quando sua espessura não varia e modulada quando a espessura varia de forma gradual, já as horizontais são chamadas barras e as curvas são chamadas flexões.
FONTE
É o grupo de caracteres em um único estilo. Na tipografia com tipos móveis, cada tamanho de corpo, medido em pontos, era considerada uma fonte diferente, mesmo tratando-se de grupo de caracteres com faces do mesmo estilo. No processo da tipografia digital, uma fonte pode ser definida como uma matriz virtual, no formato de um arquivo contendo a definição das propriedades métricas de um grupo de caracteres que podem ser atualizados em qualquer corpo.
Arial Narrow Arial Narrow Arial Narrow
Arial Narrow
FAMÍLIA
É o grupo formado por uma fonte e suas variações e classifica-se em:
a) Normal ou Regular
b) Bold
c) Itálico
d) Versalete
É possível gerar algoritmicamente algumas destas variações a partir do mesmo arquivo de fonte em tipografia digital, o que não caracteriza família, uma vez que é a mesma matriz.
Arial - Normal ou Regular
Arial - Bold
Arial - Itálica
ARIAL - VERSALETE
Arial - Bold Itálica
ENTRELINHA
Termo usado para aumentar o espaço vertical entre as linhas de uma produção textual. O texto que não leva nenhuma entrelinha, é chamada de desentrelinhada, cerrada ou cheia. O entrelinhamento mede-se em pontos e, eventualmente, em meio-ponto. O espaço branco do entrelinhamento não deve ser menor ao branco que separa as palavras, principalmente em textos longos.
ENTRELETRAS e ENTREPALAVRAS
Toda produção textual ocupa um determinado espaço entre uma palavra e outra e entre uma letra e outra e deve ser ajustada para ficar visualmente agradável e não apenas correto.
Em algumas publicações, observamos incorreções onde textos apresentam uma linha cheia de buracos e a seguinte está apertada. A solução seria ifenizar o texto ou, na sua impossibilidade, ajustar-se o entreletra, ou o entrepalavras, manualmente.
Dolor sit amet
Entreletras e entrepalavras normais
Dolor sit amet
Entreletras diferente na palavra.
Dolor sit amet
Entreletras muito apertado.
D o l o r s i t amet
Entreletras muito largo.
TIPÔMETRO:
É o instrumento do tipógrafo e constitui-se de uma régua ou fita de metal, madeira, plástico, etc., graduada em cíceros e pontos numa das margens, e em centímetros ou polegadas e seus submúltiplos na outra, e que serve para estabelecer ou verificar as medidas tipográficas e hoje em dia está obsoleta devido aos processos gráficos avançados que surgiram com o advento da informática.
Alberto Fernandes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: Um guia para designers, escritores, editores e estudantes. Cosac & Naify, 2006.
http://info.abril.com.br/forum/forum.php
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